.

.

Diário de Campo

Sábado. 02 de agosto de 2014.

Começamos o segundo semestre no projeto PIBID UNIABEU. A reunião com todos envolvidos no projeto teve como objetivo a mudanças de coordenação. Foi um encontro de muitas idéias e sugestões à cerca de aperfeiçoamento do projeto.

Terça-feira, 05 de agosto de 2014.

No IECP, junto com os demais bolsistas, tivemos uma reunião voltada para o primeiro contato que termos diretamente com os alunos. Junto com o nosso supervisor Daniel Martins, esclarecemos nossas duvidas e trocamos idéias a respeito do PIBID.


Quinta- Feira, 19  de agosto de 2014.

Hoje nos reunimos no IECP com o nosso supervisor Daniel Martins. Na reunião de hoje, começamos à estudar e preparar as oficinas que iremos fazer no fim deste mês. Dividimos afazeres e atividades.

Sexta-Feira, 26 de agosto de 2014.

Na UNIABEU, nos reunimos com nossa coordenadora Claudia Cardoso, decidimos os últimos detalhes à cerca das oficinas, edição de texto, solicitação de material.


Quinta feira, 28 de agosto de 2014.

 No IECP, houve a apresentação da primeira oficina literária ( Baseada MP Diário de Anne Frank- gênero diário). Foi uma apresentação proveitosa, o interesso dos alunos foi notório, mais que isso foi a experiência que obtivemos com essa oficina.

Esta primeira oficina, foi apresentada pelos bolsistas: Caio, Camila, Priscila e Thayane, Aos alunos foi exposto o cronograma geral das oficinas, após, iniciou-se a apresentação.

Terminada a apresentação, os bolsistas, propuseram aos alunos uma produção textual na qual teriam que escrever um diário. De acordo com o gênero diário, os alunos produziram seu texto, e ainda, leram sua produção.

Esta foi a primeira de quatro oficinas programadas para o IECP.



Terça Feira, 02 de setembro de 2014.

Neste encontro, foram discutidos e analisados os detalhes da oficina do dia 28 de agosto, oficina sobre o gênero diário. Tendo como objetivo sempre a melhoria e aperfeiçoamento do projeto, nos reunimos não somente para avaliar à oficina anterior, mas, sobretudo visando aprimorar às subsequentes que estão no cronograma.

Quinta feira, 04 de setembro de 2014.

No IECP, realizei a apresentação da segunda oficina literária, juntamente com as bolsistas Fernanda e Helena. Dando continuidade as oficinas sobre Gêneros textuais, desta vez abordamos o gênero decreto lei. Com o enfoque na Baixada Fluminense, apresentamos o conceito e situamos leis que interagem com os problemas socioculturais da região.

Com a total participação dos alunos, após definirmos o conceito do gênero Decreto lei, exibimos dois vídeos que contextualizam com a aplicação da lei 11.340/06, lei Maria da Penha. Fizemos juntamente com os alunos, um debate e uma reflexão a respeito da importância do decreto lei na sociedade.

Após o debate reflexivo, propusemos aos alunos a realização de uma produção textual, nesta produção solicitamos que os alunos escrevessem como acreditam que se dá à aplicação da lei na Baixada Fluminense. Foi muito auspicioso ver o interesse dos alunos na produção textual!

Por fim, após a realização da produção textual, fizemos um sorteio de brindes para os alunos que participaram, e ,de uma forma visível contribuíram para o sucesso da oficina.



Terça Feira, 09 de setembro de 2014.

Juntamente com nosso professor supervisor Daniel Martins, avaliamos nossa apresentação da oficina anterior. Sempre tendo como alvo o aprimoramento, discutimos os pontos negativos, neles, focamos em como sanar nossas principais dificuldades.

Quinta feira, 11 de setembro de 2014.

As bolsistas; Camila, Priscila e Thayane apresentaram a terceira oficina no IECP.  Desta vez, o gênero exposto foi crônica.  Com a apresentação de um vídeo sobre a cultura na Baixada Fluminense, e ainda, a leitura da crônica “A melhor vida possível”, de Martha Medeiros.  

Contextualizando o vídeo com a crônica de Martha Medeiros, as bolsistas, fizeram uma abordagem sobre o gênero e sua forma de produção. Foi uma oficina primorosa de conteúdo, pena que houve uma pífia participação dos alunos.

 Quinta feira, 18 de setembro de 2014.

Hoje no IECP, com as bolsistas Fernanda e Helena, apresentei a última oficina programada. Desta vez, abordamos o gênero obituário, de uma forma leve e concisa expomos à definição e utilidade do gênero.  Tivemos uma considerável participação dos alunos, de forma atenuante e saudável.

Após nossa apresentação, pedimos aos alunos que fizessem uma produção textual de acordo com o gênero exposto. De maneira participativa e proveitosa, os alunos produziram seus textos e os leram pra turma. Descontraidamente, terminamos a apresentação da oficina, com sorteio de livros e brindes para os alunos.

Após nossa apresentação, fui elogiado por nosso supervisor, o professor Daniel Martins, fui mencionado , por minha qualidade de interação e desenvoltura. Pra mim foi muito gratificante, não só pelo reconhecimento, mas, por ciência de  minha habilidade profissional.


Terça - Feira, 23 de setembro de 2014.

Reunidos no Instituto de Educação Carlos Pasquale, discutimos ideias e atividades referentes à  Semana de Literatura  Infantojuvenil . Em novembro será realizada no IECP a semana  dedicada à literatura infantojuvenil, com o nosso supervisor, Prof. Daniel Martins discutimos ideias e projetos pra semana literária.

Quinta-Feira, 25 de setembro de 2014.

Nesta reunião, com a Coordenadora de área, Prof. Drª Claudia Cardoso tivemos como temas: os trabalhos a serem apresentados no seminário Institucional, que  acontecerá no dia 29 de novembro. Junto com a Ilma. Fernanda Barbosa terei que expor sobre: Gêneros e tipologias textuais; conceitos; diferenças; aplicação na escola.
Também hoje, junto com nossa coordenadora, decidimos trabalhar em monitorias com os alunos. Deste modo discutimos a cerca deste novo auspicioso projeto. Com referência nas produções textuais feitas nas oficinas literárias, identificamos e apontamos as maiores dificuldades dos alunos, dificuldades estas que  auxiliaremos em monitorias programadas.

Terça- Feira, 30 de setembro de 2014.


No IECP, com o nosso supervisor discutimos a respeito da monitoria de apoio à escrita. Divididos em dois grupos. Eu, Helena, Fernanda e Laís ficamos com os tópicos “Pontuação e Ortografia”, já, Caio, Priscila, Camila e Thayane ficaram com “coesão e concordância”, a monitoria ficou agendada para 21 ( terça feira) e 24 ( sexta feira)  de outubro no horário de aula dos alunos.

Terça- Feira, 14 de outubro de 2014.



Reunidos no IECP, eu e os demais bolsistas, acertamos os últimos detalhes quanto às monitorias a serem realizadas. Conversamos sobre as principais dificuldades dos alunos, definimos as questões para a elaboração dos hand outs, enfim, traçamos um planejamento a cerca de cada monitoria a ser realizada. 


Quinta-Feira , 23 de outubro de 2014.

Com a coordenadora de área Claudia Cardoso acertamos as datas e conteúdos das atividades no IECP, e no ENALIC ( que vai participar). Adaptaremos textos teatrais dos contos de fadas visando  representar as atividades culturais das pessoas que vivem na Baixada  Fluminense.


Terça feira, 28 de outubro 2014.


No IECP, com o nosso supervisor Daniel Martins para escrevermos as sinopses das peças teatrais que apresentaremos durante a Semana de Literatura Infantojuvenil. O grupo formado por mim, Helena e Fernanda adaptou a história dos Três porquinhos (ambientando na realidade da Baixada Fluminense) onde suas moradias não seriam derrubadas com o assopro do Lobo, mas sim com calamidades ocorridas na Baixada,e ainda, evidenciamos a falta de segurança da região.

Quinta feira, 06 de novembro 2014. Uniabeu.

Neste encontro, nossa coordenadora Claudia Fabiana nos esclareceu  algumas dúvidas sobre o I Seminário Institucional do PIBID, dividiu os temas que cada bolsista iria apresentar. Coube à mim juntamente com a bolsista Fernanda Barbosa escrever um artigo sobre tipologia e gêneros textuais. Além de escrever o artigo teremos que explicar como trabalhamos com os temas no IECP.

Terça Feira, 11 de novembro de 2014.

 Hoje no IECP, junto com os alunos fiemos os ensaios das peças teatrais que serão apresentadas na semana de Literatura Infantojuvenil.Helena, Fernanda e eu ficamos com a incumbência de ensaiar a turma 1001. O retorno com as alunas ( a participação delas) foi muito proveitoso para uma maior convivência com as alunas.

Quinta Feira, 13 de novembro de 2014.

Na UNIABEU, tivemos uma reunião com a nossa coordenadora Claudia Cardoso. Nesta reunião fomos orientados a respeito dos trabalhos que termos que apresentar no I Seminário Institucional do PIBID, recebermos de nossa coordenadora as orientações sobre melhorias em nossos trabalhos.

Sexta Feira, 14 de novembro de 2014.

Neste dia,  os alunos do IECP, apresentaram as peças. Com a participação dos alunos  foi muito gratificante ver o empenho dos alunos com o projeto... Este dia foi muito gratificante e agradável, pois contamos com colaboração de todas as turmas.

Terça Feira, 18 de novembro de 2014.

No IECP, juntamente com nosso supervisor Daniel Martins, conversamos sobre as apresentações  das peças na escola, e felizmente constatar o sucesso de participação e repercussão do projeto para os alunos. 


Terça Feira, 25 de novembro de 2014.


Neste encontro, o nosso supervisor Daniel Martins, discutiu  conosco a respeito de nossa atuação na escola ao longo do ano, nos elogiou e também nos motivou a permanecer no projeto frisando a importância do PIBID para nós discentes.

 Sábado, 29 de novembro de 2014.

Na UNIABEU participamos do Primeiro Seminário Institucional do PIBID, o evento contou com participações dos coordenadores da UNIABEU e da coordenadora institucional do PIBID da UFRRJ, nós bolsistas apresentamos nossos (trabalhos) resultados. Nesta participação apresentei com a bolsista Fernanda Barbosa o artigo que escrevemos  à cerca de Tipologia e  gêneros textuais. Nosso artigo teve a orientação da nossa coordenadora Claudia Fabiana, que nos orientou durante todo o processo de produção textual. Neste dia, tive a oportunidade de ver o quanto o PIBID é um projeto enriquecedor, e ainda, a importância que ele tem para o magistério e sobretudo, pra nós discentes. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário