Sábado. 02 de agosto de 2014.
Começamos o segundo semestre no projeto PIBID UNIABEU. A reunião com todos envolvidos no projeto teve como objetivo a mudanças de coordenação. Foi um encontro de muitas idéias e sugestões à cerca de aperfeiçoamento do projeto.
Terça-feira, 05 de agosto de 2014.
No IECP, junto com os demais bolsistas, tivemos uma reunião voltada para o primeiro contato que termos diretamente com os alunos. Junto com o nosso supervisor Daniel Martins, esclarecemos nossas duvidas e trocamos idéias a respeito do PIBID.
Quinta- Feira, 19 de agosto de 2014.
Hoje nos reunimos no IECP com o nosso supervisor Daniel Martins. Na reunião de hoje, começamos à estudar e preparar as oficinas que iremos fazer no fim deste mês. Dividimos afazeres e atividades.
Sexta-Feira, 26 de agosto de 2014.
Na UNIABEU, nos reunimos com nossa coordenadora Claudia Cardoso, decidimos os últimos detalhes à cerca das oficinas, edição de texto, solicitação de material.
Quinta feira, 28 de agosto de 2014.
No IECP, houve a apresentação da primeira oficina literária ( Baseada MP Diário de Anne Frank- gênero diário). Foi uma apresentação proveitosa, o interesso dos alunos foi notório, mais que isso foi a experiência que obtivemos com essa oficina.
Esta primeira oficina, foi apresentada pelos bolsistas: Caio, Camila, Priscila e Thayane, Aos alunos foi exposto o cronograma geral das oficinas, após, iniciou-se a apresentação.
Terminada a apresentação, os bolsistas, propuseram aos alunos uma produção textual na qual teriam que escrever um diário. De acordo com o gênero diário, os alunos produziram seu texto, e ainda, leram sua produção.
Esta foi a primeira de quatro oficinas programadas para o IECP.
Terça Feira, 02 de setembro de 2014.
Neste encontro, foram discutidos e analisados os detalhes da oficina do dia 28 de agosto, oficina sobre o gênero diário. Tendo como objetivo sempre a melhoria e aperfeiçoamento do projeto, nos reunimos não somente para avaliar à oficina anterior, mas, sobretudo visando aprimorar às subsequentes que estão no cronograma.
Quinta feira, 04 de setembro de 2014.
No IECP, realizei a apresentação da segunda oficina literária, juntamente com as bolsistas Fernanda e Helena. Dando continuidade as oficinas sobre Gêneros textuais, desta vez abordamos o gênero decreto lei. Com o enfoque na Baixada Fluminense, apresentamos o conceito e situamos leis que interagem com os problemas socioculturais da região.
Com a total participação dos alunos, após definirmos o conceito do gênero Decreto lei, exibimos dois vídeos que contextualizam com a aplicação da lei 11.340/06, lei Maria da Penha. Fizemos juntamente com os alunos, um debate e uma reflexão a respeito da importância do decreto lei na sociedade.
Após o debate reflexivo, propusemos aos alunos a realização de uma produção textual, nesta produção solicitamos que os alunos escrevessem como acreditam que se dá à aplicação da lei na Baixada Fluminense. Foi muito auspicioso ver o interesse dos alunos na produção textual!
Por fim, após a realização da produção textual, fizemos um sorteio de brindes para os alunos que participaram, e ,de uma forma visível contribuíram para o sucesso da oficina.
Terça Feira, 09 de setembro de 2014.
Juntamente com nosso professor supervisor Daniel Martins, avaliamos nossa apresentação da oficina anterior. Sempre tendo como alvo o aprimoramento, discutimos os pontos negativos, neles, focamos em como sanar nossas principais dificuldades.
Quinta feira, 11 de setembro de 2014.
As bolsistas; Camila, Priscila e Thayane apresentaram a terceira oficina no IECP. Desta vez, o gênero exposto foi crônica. Com a apresentação de um vídeo sobre a cultura na Baixada Fluminense, e ainda, a leitura da crônica “A melhor vida possível”, de Martha Medeiros.
Contextualizando o vídeo com a crônica de Martha Medeiros, as bolsistas, fizeram uma abordagem sobre o gênero e sua forma de produção. Foi uma oficina primorosa de conteúdo, pena que houve uma pífia participação dos alunos.
Quinta feira, 18 de setembro de 2014.
Hoje no IECP, com as bolsistas Fernanda e Helena, apresentei a última oficina programada. Desta vez, abordamos o gênero obituário, de uma forma leve e concisa expomos à definição e utilidade do gênero. Tivemos uma considerável participação dos alunos, de forma atenuante e saudável.
Após nossa apresentação, pedimos aos alunos que fizessem uma produção textual de acordo com o gênero exposto. De maneira participativa e proveitosa, os alunos produziram seus textos e os leram pra turma. Descontraidamente, terminamos a apresentação da oficina, com sorteio de livros e brindes para os alunos.
Após nossa apresentação, fui elogiado por nosso supervisor, o professor Daniel Martins, fui mencionado , por minha qualidade de interação e desenvoltura. Pra mim foi muito gratificante, não só pelo reconhecimento, mas, por ciência de minha habilidade profissional.
Terça - Feira, 23 de
setembro de 2014.
Reunidos no Instituto
de Educação Carlos Pasquale, discutimos ideias e atividades referentes à Semana de Literatura Infantojuvenil . Em novembro será realizada
no IECP a semana dedicada à literatura
infantojuvenil, com o nosso supervisor, Prof. Daniel Martins discutimos ideias e
projetos pra semana literária.
Quinta-Feira, 25 de
setembro de 2014.
Nesta reunião, com a
Coordenadora de área, Prof. Drª Claudia Cardoso tivemos como temas: os
trabalhos a serem apresentados no seminário Institucional, que acontecerá no dia 29 de novembro. Junto com a
Ilma. Fernanda Barbosa terei que expor sobre: Gêneros e tipologias textuais;
conceitos; diferenças; aplicação na escola.
Também hoje, junto com
nossa coordenadora, decidimos trabalhar em monitorias com os alunos. Deste modo
discutimos a cerca deste novo auspicioso projeto. Com referência nas produções
textuais feitas nas oficinas literárias, identificamos e apontamos as maiores
dificuldades dos alunos, dificuldades estas que
auxiliaremos em monitorias programadas.
Terça- Feira, 30 de
setembro de 2014.
No IECP, com o nosso
supervisor discutimos a respeito da monitoria de apoio à escrita. Divididos em
dois grupos. Eu, Helena, Fernanda e Laís ficamos com os tópicos “Pontuação e
Ortografia”, já, Caio, Priscila, Camila e Thayane ficaram com “coesão e
concordância”, a monitoria ficou agendada para 21 ( terça feira) e 24 ( sexta
feira) de outubro no horário de aula dos
alunos.
Terça- Feira, 14 de
outubro de 2014.
Reunidos no IECP, eu e
os demais bolsistas, acertamos os últimos detalhes quanto às monitorias a serem
realizadas. Conversamos sobre as principais dificuldades dos alunos, definimos
as questões para a elaboração dos hand outs, enfim, traçamos um planejamento a
cerca de cada monitoria a ser realizada.
Quinta-Feira , 23 de outubro de 2014.
Com a coordenadora de área Claudia Cardoso acertamos as datas e conteúdos das atividades no IECP, e no ENALIC ( que vai participar). Adaptaremos textos teatrais dos contos de fadas visando representar as atividades culturais das pessoas que vivem na Baixada Fluminense.
Terça
feira, 28 de outubro 2014.
No
IECP, com o nosso supervisor Daniel Martins para escrevermos as sinopses das
peças teatrais que apresentaremos durante a Semana de Literatura
Infantojuvenil. O grupo formado por mim, Helena e Fernanda adaptou a história
dos Três porquinhos (ambientando na realidade da Baixada Fluminense) onde suas
moradias não seriam derrubadas com o assopro do Lobo, mas sim com calamidades
ocorridas na Baixada,e ainda, evidenciamos a falta de segurança da região.
Quinta
feira, 06 de novembro 2014. Uniabeu.
Neste
encontro, nossa coordenadora Claudia Fabiana nos esclareceu algumas dúvidas sobre o I Seminário
Institucional do PIBID, dividiu os temas que cada bolsista iria apresentar. Coube
à mim juntamente com a bolsista Fernanda Barbosa escrever um artigo sobre
tipologia e gêneros textuais. Além de escrever o artigo teremos que explicar
como trabalhamos com os temas no IECP.
Terça
Feira, 11 de novembro de 2014.
Hoje no IECP, junto com os alunos fiemos os
ensaios das peças teatrais que serão apresentadas na semana de Literatura
Infantojuvenil.Helena, Fernanda e eu ficamos com a incumbência de ensaiar a
turma 1001. O retorno com as alunas ( a participação delas) foi muito
proveitoso para uma maior convivência com as alunas.
Quinta
Feira, 13 de novembro de 2014.
Na
UNIABEU, tivemos uma reunião com a nossa coordenadora Claudia Cardoso. Nesta
reunião fomos orientados a respeito dos trabalhos que termos que apresentar no I
Seminário Institucional do PIBID, recebermos de nossa coordenadora as
orientações sobre melhorias em nossos trabalhos.
Sexta
Feira, 14 de novembro de 2014.
Neste
dia, os alunos do IECP, apresentaram as
peças. Com a participação dos alunos foi
muito gratificante ver o empenho dos alunos com o projeto... Este dia foi muito
gratificante e agradável, pois contamos com colaboração de todas as turmas.
Terça Feira, 18 de novembro de 2014.
No IECP, juntamente com nosso supervisor Daniel
Martins, conversamos sobre as apresentações das peças na escola, e felizmente constatar o
sucesso de participação e repercussão do projeto para os alunos.
Terça Feira, 25 de novembro de 2014.
Sábado, 29 de novembro de 2014.
Na UNIABEU participamos do Primeiro Seminário
Institucional do PIBID, o evento contou com participações dos coordenadores da
UNIABEU e da coordenadora institucional do PIBID da UFRRJ, nós bolsistas apresentamos
nossos (trabalhos) resultados. Nesta participação apresentei com a bolsista Fernanda
Barbosa o artigo que escrevemos à cerca
de Tipologia e gêneros textuais. Nosso artigo teve a orientação da nossa coordenadora Claudia Fabiana, que nos orientou
durante todo o processo de produção textual. Neste dia, tive a oportunidade de
ver o quanto o PIBID é um projeto enriquecedor, e ainda, a importância que ele
tem para o magistério e sobretudo, pra nós discentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário