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Produção Textual


RESENHA CRITICA


 O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E O ENSINO MEDIADO PELA TECNOLOGIA

                                                                                   

Silmara Terezinha Indezeichak possui graduação em Licenciatura em Letras Português pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993). É professora titular - Secretaria Estadual de Educação. É experiente na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Silmara Indezeichak apresenta nesse texto a complicação que os professores de língua portuguesa possuem para usar computadores e suas tecnologias em sala de aula.

Mesmo em unidades escolares equipadas com computadores e tecnologias avançadas, professores de língua portuguesa não fazem uso destes recursos tecnológicos, pois na maioria das vezes, mesmo tendo os equipamentos, os docentes por não estarem inteirados tecnologicamente, deixam de usar tecnologias como suporte em sala de aula.

Por não terem conhecimento e familiaridade, docentes deixam de usar tecnologia em suas aulas de língua portuguesa. Na atualidade, em que é necessária uma interação tecnológica para serem inseridos na sociedade contemporânea, professores não estando adequados à tecnologia desperdiçam o uso da mesma como uma importante ferramenta em suas aulas. Por parte dos alunos, ocorre uma exaustão, pois a aula caiu num cotidiano ultrapassado, à metodologia usada se dá através do quadro, do professor escrevendo por toda aula. Através da tecnologia as aulas poderiam ser mais atraentes, tendo em vista, que na atualidade há uma predominância digital.

 “Os alunos reclamam do tédio de ficar ouvindo um professor falando na frente por horas, do fosso entre o conteúdo das aulas e a vida. Colocouse tecnologias nas escolas, mas, em geral, não são aproveitadas devidamente, continua – o professor falando e o aluno ouvindo – com um verniz de modernidade”. Indezeichak, Silmara Terezinha (P1).

O mundo do século XXI é um mundo virtual, é preciso ter acesso e saber fazer uso de tecnologias para se integrar socialmente, o professor  em sala de aula, trabalharia com mais praticidade, e ainda, despertaria um maior interesse e participação por parte dos alunos. É notório que a internet facilita e muito para os alunos em trabalhos de pesquisa, uma produção textual fica muito mais elaborada através do Word. Como a língua é a base de aprendizagem das demais disciplinas, o professor de português tem importância no ensino da língua materna, daí é imprescindível que ele saiba trabalhar com mídias e recursos digitais tornando a aula mais dinâmica e produtiva.

Devido à ciência da importância do uso de computadores e tecnologias em sala de aula, e ainda, a realidade do desuso das mesmas pelos professores de língua portuguesa, um projeto foi elaborado a fim de habilitar e instruir os professores no uso de tecnologia em aula. Através de um levantamento feito no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Universidade Estadual de Ponta Grossa (CEEBJA-UEPG) dirigiu-se pesquisas e utilizando as salas de computadores, tendo em vista, motivar os alunos fazendo com que as aulas fossem mais produtivas e agradáveis. Indezeichak, Silmara Terezinha (P1).

“Através de oficinas realizadas com os professores de Língua Portuguesa do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos Universidade Estadual de Ponta Grossa – CEEBJA-UEPG objetivou-se proporcionar conhecimentos para que eles pudessem utilizar, de forma adequada, o laboratório de informática tanto no planejamento de aulas como com os alunos.” Indezeichak, Silmara Terezinha (P3).

Por meio do trabalho de pesquisa  do CEEBJA-UEPG (Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos Universidade Estadual de Ponta Grossa) ficou explícito a precisão dos professores de língua portuguesa descobrirem, novas maneiras de lecionar,fazendo uso de tecnologias como suporte no ensino/aprendizagem. Através da tecnologia, docentes podem alcançar um êxito maior em sala de aula, tornando a aula mais cativante para os alunos, e obtendo um melhor desempenho profissional. Torna-se essencial que os professores “aprendam” a lidar com computadores e tecnologias, o professor (a) precisa estar atualizado em meios disponíveis pelo mundo virtual,por conseguinte, o ensinamento torna-se mais prático e proveitoso.

De forma clara e concisa, Silmara Terezinha Indezeichak, expõe em seu artigo as dificuldades que os professores de língua portuguesa possuem para usar computadores e em sala de aula. De uma forma inteligível e objetiva, Silmara Indezeichak problematiza a importância da tecnologia no processo de ensino/aprendizagem. Na atualidade é indispensável o manuseio de computadores, em sala de aula não é diferente, através da evolução tecnológica é possível em aulas de língua portuguesa, trabalhar produção textual e outros tópicos muito mais facilmente.

“Os participantes do projeto adquiriram novos saberes que refletiram em suas aulas, o projeto contribuiu para a implementação de tecnologias na prática pedagógica e a apropriação do uso de recursos tecnológicos em sala de aula como suporte à prática docente”. Indezeichak, Silmara Terezinha (P23).

Visando a importância do professor de língua portuguesa compreender e utilizar tecnologias, a autora em seu artigo aborda o tema, citando, uma pesquisa-ação realizada no CEEBJA-UEPG. Indezeichak mostra o desuso da tecnologia em sala de aula e sua importância, evidência claramente a necessidade do professor atualizar-se, pois assim torna a aula motivadora e de qualidade, para si, e para seus alunos.


Bibliografia:

·         Indezeichak,SilmaraTerezinha. O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E O ENSINO MEDIADO PELA TECNOLOGIA.

                                                         

Relatório de Desenvolvimento do Subprojeto do PIBID
Bolsista de ID

1.      Identificação
1.1. Subprojeto Letras Português: “Grafitagens – Gêneros Textuais e Identidades Culturais”: Letras –Nilópolis – Campus 2
1.2. Tema: Nilópolis – A Pequena Notável das Letras (A Identidade vem das palavras).
1.3.NOME DO BOLSISTA , MATRÍCULA E EMAIL.
  Cosme Borges Machado – 71320113 –falecomcosmeborges@hotmail.com
2.      Objetivos:
- levar discentes do curso de Licenciatura em Letras a refletir criticamente sobre a concepção de ensino de língua materna a partir dos gêneros textuais, em contato com diferentes realidades culturais da Baixada Fluminense;
- relacionar os diferentes gêneros textuais ao painel histórico social das comunidades envolvidas, em diálogo também com as inovações tecnológicas e com a produção de novos gêneros visíveis nas telas/paredes das mídias digitais;
- oportunizar, aos discentes envolvidos, a vivência no cotidiano escolar de questões teóricas/metodológicas vinculadas a sua formação docente debatidas na universidade;
- implementar, em unidades de educação básica, ações que estimulem o desenvolvimento da competência comunicativa através do uso de diferentes gêneros textuais e que sensibilizem para a dinâmica social de construção das identidades culturais, em um constante processo de atualização e imbricagem de sentidos

3.      Descrição das Atividades Previstas e Desenvolvidas:
Atividades desenvolvidas:
1.      Reuniões com o coordenador do subprojeto Letras - Português, prof. Dr. Eduardo Barreto. Tivemos encontros para estudarmos nossa atuação no projeto anual “Novas mídias digitais no ensino da Língua Portuguesa.”
2.      Resenha crítica do artigo O ensino de Língua Portuguesa mediado pela tecnologia, de Silmara Terezinha Indezeichak.
Resenha crítica e fichamento dos cinco primeiros capítulos do livro O computador na educação de Marco Gasparett.
3.       Reuniões com o professor supervisor do Instituto de Educação Carlos Pasquale, Daniel Martins Junqueira. Fizemos avaliações do ensino de língua portuguesa a partir dos gêneros textuais nas turmas. Também houve discussão sobre a elaboração e a execução da avaliação diagnóstica.

4. Elaboração, junto com o grupo, das questões para a avaliação diagnóstica.
5. Aplicação da avaliação diagnóstica no dia 08/04/2015.
6. Análise da avaliação diagnóstica no dia 15/04/2015, com confecção de gráficos com os resultados.
7. Realização da oficina introdutória: Tipos e Gêneros Textuais no dia 27/05/2015.
8. 1ª oficina: O uso do Whatsapp no ensino de Língua Portuguesa, dia 03/06/2015.
9. 2ª oficina: Facebook e o Gênero Textual Obituário, dia 10/06/2015.
10. 3ª oficina: O uso do jornal online e a crônica no ensino da Língua Portuguesa, dia 17/06/2015.
11. 4ª oficina: Youtube: anuncio e propaganda, dia 24/06/2015.
12. Elaboração de oficinas sobre a história, cultura, diversidade e desporte de Nilópolis com foco nos gêneros textuais crônica, poema e blog.
13. 1ª oficina: Diversidade, dia 21/10/2015.
14. 2ª oficina: Crônica Esportiva e a Cultura de Nilópolis, dia 28/10/2015.
15. Pedido de noventa cópias do material impresso utilizado nas oficinas ao Coordenador Eduardo Barreto.
16. 3ª oficina: História e Cultura de Nilópolis – O Poema, dia 04/11/2015.
17. 4ª oficina: Escritos e Produções dos alunos, dia 18/11/2015.
18. Culminância: Apresentação do Griô com cantos e danças regionais e conclusão das oficinas com apresentação das produções dos alunos no microfone “aberto”, dia 25/11/2015.
19. Apresentação dos projetos do PIBID em um seminário na Uniabeu de Nilópolis, 28/11/2015.

4.      Descrição das Atividades Previstas e Não Desenvolvidas:
Não houve nenhuma atividade prevista que não tenha sido desenvolvida no projeto.
5.      AUTOAVALIAÇÃO
- Qual é o seu grau de conhecimento do projeto e subprojeto?
(  x )plenamente satisfatório  (   )satisfatório  (   )regular    (   )insatisfatório
- Como você avalia sua:
 . participação:
(  x )plenamente satisfatória  (   )satisfatória (   )regular    (   )insatisfatória
. assiduidade:
(  x ) plenamente satisfatória  (   )satisfatória (   )regular    (   )insatisfatória
.pontualidade:
( x ) plenamente satisfatória  (   )satisfatória (   )regular    (   )insatisfatória
.envolvimento com as atividades propostas:
( x ) plenamente satisfatório  (   )satisfatório (   )regular    (   )insatisfatório
- Como você considera seu crescimento pessoal e profissional a partir do projeto do Pibid:
( x )plenamente satisfatório  (   )satisfatório  (   )regular    (   )insatisfatório
- Como você avalia seu preenchimento da planilha de atividades semanais e do diário de campo:
(   ) plenamente satisfatório  ( x )satisfatório  (   )regular    (   )insatisfatório
- Sobre a realização das atividades planejadas – dificuldades e êxitos (relacionar as atividades e indicar as dificuldades)
Resposta: Todas as atividades planejadas e realizadas no IECP foram desenvolvidas sem muitas dificuldades, pois tivemos o auxílio de nosso coordenador, do coordenador de área e principalmente a participação dos alunos. Todas as atividades foram um sucesso em termos  de participação e realização.

- Como você avalia seu relacionamento com os outros membros do grupo incluindo supervisor e coordenador, ou de outros grupos do PIBID que atuam na mesma escola (apontar pontos positivos e (caso houver) pontos negativos)
( x ) plenamente satisfatório  (   )satisfatório  (   )regular    (   )insatisfatório
Comentário:  
- Quanto à elaboração e ao preenchimento dos documentos PIBID, relate os pontos que facilitaram e/ou dificultaram:
Resposta: Os pontos que facilitaram são a clareza  e a coesão. Não considero nenhum ponto negativo existente.

- Quais foram os pontos positivos do PIBID?
Resposta: Todo o projeto proporcionou me pontos positivos, dentre os mais importantes, a maior proximidade  com o magistério e as atividades junto aos alunos do Instituto de Educação Carlos Pasquale.
- Quais foram os pontos negativos do PIBID (quando houver)?
Resposta: Não houve pontos negativos durante o PIBID.
- Quais são as suas sugestões para a melhoria do Programa?
Resposta: Não possuo sugestões.
6.      Bibliografia (conforme as normas da ABNT)

Complementar: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (org.) Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. INDEZEICHAK, Silmara Terezinha. O professor de Língua Portuguesa e o ensino mediado pela tecnologia. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2001. LOPES, Noêmia. Nova Escola. E-mail, mais um gênero para ensinar à garotada. Disponível em Acesso em: 13 mar. 2015. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. NOGUEIRA, Marcus Antonio Monteiro. VARGAS, Augusto. Baixada Fluminense: a construção de uma história: sociedade, economia e política/ Gênesis Tôrres, organizador – 2.ed. rev. e ampliada – Rio de Janeiro: INEPAC, 2008 _________. VARGAS, Augusto. Tapetes de corpus christi: comunidade, arte e fé. Nilópolis, RJ: Prefeitura Municipal, 2010. _________. VARGAS, Augusto. Inventário dos bens culturais de Nilópolis: Arquiteturas e Paisagens Culturais. Nilópolis, RJ: Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Cultura, Acervo Brasil Projetos Culturais, 2012.


7.      Anexos (se necessário)






Nilópolis, 29 de novembro de 2015.

Cosme Borges Machado

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