RESENHA
CRITICA
O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E O ENSINO
MEDIADO PELA TECNOLOGIA
Silmara
Terezinha Indezeichak possui graduação em Licenciatura em Letras Português pela
Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993). É professora titular - Secretaria
Estadual de Educação. É experiente na área de Letras, com ênfase em Língua
Portuguesa. Silmara Indezeichak apresenta nesse texto a complicação que os professores
de língua portuguesa possuem para usar computadores e suas tecnologias em sala
de aula.
Mesmo
em unidades escolares equipadas com computadores e tecnologias avançadas,
professores de língua portuguesa não fazem uso destes recursos tecnológicos, pois
na maioria das vezes, mesmo tendo os equipamentos, os docentes por não estarem
inteirados tecnologicamente, deixam de usar tecnologias como suporte em sala de
aula.
Por
não terem conhecimento e familiaridade, docentes deixam de usar tecnologia em
suas aulas de língua portuguesa. Na atualidade, em que é necessária uma
interação tecnológica para serem inseridos na sociedade contemporânea,
professores não estando adequados à tecnologia desperdiçam o uso da mesma como
uma importante ferramenta em suas aulas. Por parte dos alunos, ocorre uma
exaustão, pois a aula caiu num cotidiano ultrapassado, à metodologia usada se
dá através do quadro, do professor escrevendo por toda aula. Através da
tecnologia as aulas poderiam ser mais atraentes, tendo em vista, que na atualidade
há uma predominância digital.
“Os alunos reclamam do tédio de ficar ouvindo
um professor falando na frente por horas, do fosso entre o conteúdo das aulas e
a vida. Colocouse tecnologias nas escolas, mas, em geral, não são aproveitadas
devidamente,
continua – o professor falando e o aluno
ouvindo – com um verniz de modernidade”. Indezeichak, Silmara
Terezinha (P1).
O
mundo do século XXI é um mundo virtual, é preciso ter acesso e saber fazer uso
de tecnologias para se integrar socialmente, o professor em sala de aula, trabalharia com mais
praticidade, e ainda, despertaria um maior interesse e participação por parte
dos alunos. É notório que a internet facilita e muito para os alunos em
trabalhos de pesquisa, uma produção textual fica muito mais elaborada através
do Word. Como a língua é a base de aprendizagem das demais disciplinas, o
professor de português tem importância no ensino da língua materna, daí é
imprescindível que ele saiba trabalhar com mídias e recursos digitais tornando
a aula mais dinâmica e produtiva.
Devido
à ciência da importância do uso de computadores e tecnologias em sala de aula,
e ainda, a realidade do desuso das mesmas pelos professores de língua
portuguesa, um projeto foi elaborado a fim de habilitar e instruir os professores
no uso de tecnologia em aula. Através de um levantamento feito no Centro
Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Universidade Estadual de
Ponta Grossa (CEEBJA-UEPG) dirigiu-se pesquisas e utilizando as salas de
computadores, tendo em vista, motivar os alunos fazendo com que as aulas fossem
mais produtivas e agradáveis. Indezeichak, Silmara Terezinha (P1).
“Através
de oficinas realizadas com os professores de Língua Portuguesa do Centro
Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos Universidade Estadual de Ponta
Grossa – CEEBJA-UEPG objetivou-se proporcionar conhecimentos para que eles
pudessem utilizar, de forma adequada, o laboratório de informática tanto no
planejamento de aulas como com os alunos.” Indezeichak, Silmara
Terezinha (P3).
Por
meio do trabalho de pesquisa do CEEBJA-UEPG
(Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos Universidade Estadual
de Ponta Grossa) ficou explícito a precisão dos professores de língua
portuguesa descobrirem, novas maneiras de lecionar,fazendo uso de tecnologias
como suporte no ensino/aprendizagem. Através da tecnologia, docentes podem
alcançar um êxito maior em sala de aula, tornando a aula mais cativante para os
alunos, e obtendo um melhor desempenho profissional. Torna-se essencial que os
professores “aprendam” a lidar com computadores e tecnologias, o professor (a)
precisa estar atualizado em meios disponíveis pelo mundo virtual,por
conseguinte, o ensinamento torna-se mais prático e proveitoso.
De forma clara e concisa,
Silmara Terezinha Indezeichak, expõe em seu artigo as dificuldades que os
professores de língua portuguesa possuem para usar computadores e em sala de
aula. De uma forma inteligível e objetiva, Silmara Indezeichak problematiza a
importância da tecnologia no processo de ensino/aprendizagem. Na atualidade é
indispensável o manuseio de computadores, em sala de aula não é diferente,
através da evolução tecnológica é possível em aulas de língua portuguesa,
trabalhar produção textual e outros tópicos muito mais facilmente.
“Os
participantes do projeto adquiriram novos saberes que refletiram em suas aulas,
o projeto contribuiu para a implementação de tecnologias na prática pedagógica
e a apropriação do uso de recursos tecnológicos em sala de aula como suporte à
prática docente”. Indezeichak, Silmara Terezinha
(P23).
Visando
a importância do professor de língua portuguesa compreender e utilizar tecnologias,
a autora em seu artigo aborda o tema, citando, uma pesquisa-ação realizada no
CEEBJA-UEPG. Indezeichak mostra o desuso da tecnologia em sala de aula e sua
importância, evidência claramente a necessidade do professor atualizar-se, pois
assim torna a aula motivadora e de qualidade, para si, e para seus alunos.
Bibliografia:
·
Indezeichak,SilmaraTerezinha. O
PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E O ENSINO MEDIADO PELA TECNOLOGIA.
Relatório de Desenvolvimento do Subprojeto do PIBID
Bolsista de ID
1.
Identificação
|
1.1. Subprojeto Letras Português: “Grafitagens –
Gêneros Textuais e Identidades Culturais”: Letras –Nilópolis – Campus 2 |
1.2. Tema: Nilópolis – A Pequena Notável das Letras (A Identidade vem das
palavras).
1.3.NOME DO BOLSISTA , MATRÍCULA E EMAIL.
|
2.
Objetivos:
|
- levar discentes do
curso de Licenciatura em Letras a refletir criticamente sobre a concepção de
ensino de língua materna a partir dos gêneros textuais, em contato com
diferentes realidades culturais da Baixada Fluminense;
- relacionar os
diferentes gêneros textuais ao painel histórico social das comunidades
envolvidas, em diálogo também com as inovações tecnológicas e com a produção
de novos gêneros visíveis nas telas/paredes das mídias digitais;
- oportunizar, aos
discentes envolvidos, a vivência no cotidiano escolar de questões
teóricas/metodológicas vinculadas a sua formação docente debatidas na
universidade;
- implementar, em
unidades de educação básica, ações que estimulem o desenvolvimento da competência
comunicativa através do uso de diferentes gêneros textuais e que sensibilizem
para a dinâmica social de construção das identidades culturais, em um
constante processo de atualização e imbricagem de sentidos
|
3.
Descrição das Atividades Previstas e Desenvolvidas:
|
Atividades
desenvolvidas:
1.
Reuniões com o coordenador do
subprojeto Letras - Português, prof. Dr. Eduardo Barreto. Tivemos encontros
para estudarmos nossa atuação no projeto anual “Novas mídias digitais no
ensino da Língua Portuguesa.”
2.
Resenha crítica do artigo O ensino de
Língua Portuguesa mediado pela tecnologia, de Silmara Terezinha Indezeichak.
Resenha
crítica e fichamento dos cinco primeiros capítulos do livro O computador na
educação de Marco Gasparett.
3.
Reuniões com o professor supervisor do
Instituto de Educação Carlos Pasquale, Daniel Martins Junqueira. Fizemos
avaliações do ensino de língua portuguesa a partir dos gêneros textuais nas
turmas. Também houve discussão sobre a elaboração e a execução da avaliação
diagnóstica.
4. Elaboração, junto com o grupo, das
questões para a avaliação diagnóstica.
5. Aplicação da avaliação diagnóstica
no dia 08/04/2015.
6. Análise da avaliação diagnóstica no
dia 15/04/2015, com confecção de gráficos com os resultados.
7. Realização da oficina introdutória:
Tipos e Gêneros Textuais no dia 27/05/2015.
8. 1ª oficina: O uso do Whatsapp no
ensino de Língua Portuguesa, dia 03/06/2015.
9. 2ª oficina: Facebook e o Gênero
Textual Obituário, dia 10/06/2015.
10. 3ª oficina: O uso do jornal online
e a crônica no ensino da Língua Portuguesa, dia 17/06/2015.
11. 4ª oficina: Youtube: anuncio e
propaganda, dia 24/06/2015.
12. Elaboração de oficinas sobre a
história, cultura, diversidade e desporte de Nilópolis com foco nos gêneros
textuais crônica, poema e blog.
13. 1ª oficina: Diversidade, dia
21/10/2015.
14. 2ª oficina: Crônica Esportiva e a
Cultura de Nilópolis, dia 28/10/2015.
15. Pedido de noventa cópias do
material impresso utilizado nas oficinas ao Coordenador Eduardo Barreto.
16. 3ª oficina: História e Cultura de
Nilópolis – O Poema, dia 04/11/2015.
17. 4ª oficina: Escritos e Produções
dos alunos, dia 18/11/2015.
18. Culminância: Apresentação do Griô
com cantos e danças regionais e conclusão das oficinas com apresentação das
produções dos alunos no microfone “aberto”, dia 25/11/2015.
19. Apresentação dos projetos do PIBID
em um seminário na Uniabeu de Nilópolis, 28/11/2015.
|
4.
Descrição das Atividades Previstas e Não Desenvolvidas:
|
Não
houve nenhuma atividade prevista que não tenha sido desenvolvida no projeto.
|
5.
AUTOAVALIAÇÃO
|
- Qual é o seu grau de conhecimento
do projeto e subprojeto?
( x )plenamente
satisfatório ( )satisfatório ( )regular
( )insatisfatório
- Como você avalia sua:
. participação:
( x )plenamente
satisfatória ( )satisfatória ( )regular
( )insatisfatória
. assiduidade:
( x )
plenamente satisfatória ( )satisfatória ( )regular
( )insatisfatória
.pontualidade:
( x ) plenamente satisfatória (
)satisfatória ( )regular ( )insatisfatória
.envolvimento com as atividades
propostas:
( x ) plenamente satisfatório (
)satisfatório ( )regular ( )insatisfatório
- Como você considera seu crescimento
pessoal e profissional a partir do projeto do Pibid:
( x )plenamente satisfatório (
)satisfatório ( )regular ( )insatisfatório
- Como você avalia seu preenchimento
da planilha de atividades semanais e do diário de campo:
( )
plenamente satisfatório ( x )satisfatório ( )regular
( )insatisfatório
- Sobre a realização das atividades
planejadas – dificuldades e êxitos (relacionar as atividades e indicar as
dificuldades)
Resposta: Todas as atividades planejadas e
realizadas no IECP foram desenvolvidas sem muitas dificuldades, pois tivemos
o auxílio de nosso coordenador, do coordenador de área e principalmente a
participação dos alunos. Todas as atividades foram um sucesso em termos de participação e realização.
- Como você avalia seu relacionamento
com os outros membros do grupo incluindo supervisor e coordenador, ou de
outros grupos do PIBID que atuam na mesma escola (apontar pontos positivos e
(caso houver) pontos negativos)
( x ) plenamente satisfatório (
)satisfatório ( )regular ( )insatisfatório
Comentário:
- Quanto à elaboração e ao preenchimento
dos documentos PIBID, relate os pontos que facilitaram e/ou dificultaram:
Resposta:
Os pontos que facilitaram são a clareza
e a coesão. Não considero nenhum ponto negativo existente.
- Quais foram os pontos positivos do
PIBID?
Resposta: Todo o projeto proporcionou me pontos
positivos, dentre os mais importantes, a maior proximidade com o magistério e as atividades junto aos
alunos do Instituto de Educação Carlos Pasquale.
- Quais foram os pontos negativos do
PIBID (quando houver)?
Resposta: Não houve pontos negativos
durante o PIBID.
- Quais são as suas sugestões para a
melhoria do Programa?
Resposta: Não possuo
sugestões.
|
Complementar: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna
Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (org.) Gêneros textuais e ensino. São
Paulo: Parábola Editorial, 2010. INDEZEICHAK, Silmara Terezinha. O professor
de Língua Portuguesa e o ensino mediado pela tecnologia. FIORIN, José Luiz;
SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São
Paulo: Ática, 2001. LOPES, Noêmia. Nova Escola. E-mail, mais um gênero para
ensinar à garotada. Disponível em
|
7.
Anexos (se
necessário)
|
|
Nilópolis, 29 de
novembro de 2015.
Cosme Borges Machado
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